Entre em contacto connosco

Portugal

+351 918302679

Reino unido

+44(0) 1797 280050

E-mail

info@lankelma.com

Ensaio CPT

O Ensaio de Penetração com Cone (CPT) é um ensaio in situ em que um penetrómetro de forma cónica acoplado a um conjunto de varas de aço é empurrado contra o solo. Os cilindros hidráulicos instalados nas nossas plataformas empurram o cone a uma velocidade constante de 20mm por segundo, até profundidades da ordem dos 100m.

Genericamente utilizamos piezocones, mas dispomos de uma vasta gama de cones especializados que podem ser utilizados para testar diferentes ambientes geológico-geotécnicos avaliando uma gama ampla de parâmetros do solo. A sonda pode igualmente ser utilizada para a obtenção de amostras ou instalação de instrumentação.

Porquê escolher o Ensaio de Penetração com Cone?

O CPT é ideal para testar um conjunto variado de tipos de solo. O cone mede as condições de stress in situ assim como a resistência ao corte de um dado horizonte geológico, permitindo a sua utilização em projecto. Os resultados dos ensaios CPT são frequentemente utilizados directamente no projecto de fundações por estacas em solos arenosos e saibrosos.

  • O ensaio é silencioso e sem produção de vibrações.
  • Provoca uma perturbação mínima no solo, sendo por isso ideal para solos sensíveis.
  • Os resultados são consistentes, de grande qualidade e disponíveis em tempo real; os resultados instantâneos permitem selecionar de imediato e no local, as melhores localizações para ensaio, amostragem e monitorização.
  • Os dados são enviados electronicamente para o escritório para processamento, sendo os resultados preliminares disponibilizados aos Clientes em menos de 24 horas após a sua aquisição.

 

Para mais informações sobre os ensaios de penetração com cone (CPT) entre em contacto connosco ou veja o nosso vídeo de introdução aos CPT.

A Lankelma também tem publicado um livro, “In-situ soil testing”, por JJ M Brouwer. A visão geral apresentada sobre os ensaios CPT fornece informações relativamente a metodologias de teste, amostragem e instrumentação em contexto de projectos em terra, costeiros e offshore. Mais de 25 penetrómetros com cone, equipamentos de instrumentação e amostradores são descritos. Pressione aqui para aceder a uma versão digital do mesmo.