Ensaio de Molinete de cravação contínua (Push-in Shear Vane)

O equipamento para ensaio de molinete de cravação contínua Geonor desenvolvido pela Lankelma permite medir in situ a resistência ao corte não-drenada de solos moles, de forma rápida e económica.

O molinete está acoplado na base de uma série de varas, e é composto por 4 lâminas ortogonais. As varas são cravadas até à profundidade de ensaio; aí chegados, o conjunto é rodado a uma velocidade constante. O momento de torção (torque) necessário à rotura do solo é então medido. Utilizando o valor de torque registado, e conhecidas as dimensões das lâminas (palhetas) é então determinada a resistência ao corte não-drenada.

Estão disponíveis lâminas de dois tamanhos: 110 mm x 55 mm, para solos firmes, e 130 mm x 65 mm para solos muito moles e moles. Ambos os conjuntos possuem uma sapata na ponta não apenas para a sua protecção, mas também para manter o equipamento limpo entre ensaios, permitindo assim a execução continua de testes.

Este é um ensaio simples e com sucesso para a medição da resistência ao corte não-drenada in situ em argilas, com uma perturbação mínima do solo, tornando-o num ensaio muito popular em geotecnia.