Video Cone

Video Cone Option

O Video Cone da Lankelma contém uma câmara que permite a observação in loco da geologia do subsolo. Instalada por detrás de uma janela de safira e com iluminação LED, esta tecnologia permite uma visão próxima e em tempo real dos horizontes atravessados. Com uma velocidade de penetração de 0.5cm/s utilizando plataformas de CPT, a progressão e captação de imagens é acompanhada ao vivo num monitor externo, e armazenada em formato digital.

A imagem obtida permite distintamente a visualização de partículas granulares tais como conchas e areias, para além de pequenos vazios e bolsas gasosas, entre outras. O software de aquisição e gravação de imagens está a ser actualizado de forma a incorporar uma quadrícula permitindo uma melhor caracterização e comparação entre as granulometrias presentes.

Quando combinado com outras tecnologias de ensaio CPT, os dados obtidos com o video cone fornecem informação complementar ajudando para uma melhor interpretação e fundamentação do modelo geológico e geotécnico, para além de acesso directo aos horizontes e estruturas intersectados.

O video cone é também uma ferramenta útil e extremamente fiável no âmbito dos estudos ambientais permitindo a identificação e zonamento/mapeamento de áreas contaminadas; é também uma ferramenta muito vantajoso na caracterização de maciços de giz e outras formações bandadas ou com camadas alternates permitindo a sua clara distinção e individualização.