MOSTAP

O Monster Steek Apparaat (MOSTAP), é um amostrador de solos com diâmetro de amostra de 65 mm que consiste numa ponteira cónica ajustada a uma sapata (o,2 m de comprimento), acoplada a um tubo amostrador com 1m de comprimento (na configuração simples). O MOSTAP permite a recolha de amostras de elevada qualidade, contínuas e indeformadas, com 1.2m de comprimento, colhidas a profundidades específicas.

O amostrador é conectado às varas de CPT standard e cravado de forma contínua, utilizando os hidráulicos, até à profundidade pretendida. A ponteira cónica é então solta permitindo a cravação do amostrador e consequente colheita da amostra. À medida que a amostra de 1.0 m é recolhida, é envolta numa manga de nylon no interior de um tubo de plástico. Quando o amostrador é recuperado, o tubo de plástico com a amostra é retirado do seu interior e selado, enquanto a amostra recuperada na sapata é armazenada em sacos de plástico; ambas são etiquetadas e acondicionadas para posterior transporte.

Os amostradores MOSTAP podem ser utilizados em solos granulares e coesivos sem desperdício ou necessidade de realizar pré-furos (sondagens). As amostras podem ser descritas visualmente e testadas in loco para contaminações (com contacto mínimo por parte dos operadores reduzindo drasticamente o perigo de contaminação), para além de serem adequadas à realização de ensaios laboratórios: teor de humidade, limites de Atterberg, Densidade, Oedometros, triaxiais, entre outros.